No último dia dia 9 (quinta-feira), a Coopama (Cooperativa Agrária de Machado) promoveu a solenidade de entrega do prêmio “Destaques Cafés Coopama 2023”. O evento reforça o compromisso contínuo da cooperativa, aos seus 80 anos de fundação, com a produtividade e rentabilidade das mais de 3500 famílias associadas, destacando a união e o esforço coletivo no cultivo do café. Os cooperados destaques estiveram presentes com seus familiares no evento, enfatizando a importância da colaboração e o impacto positivo gerado pela dedicação junto ao trabalho com a cafeicultura.
Os diretores executivos da Coopama, Sandro Oliveira (Presidente), Fernando Caixeta (istrativo) e Luis Alberto Berteli (Financeiro), fizeram a abertura da solenidade ressaltando a relevância do cooperativismo no desenvolvimento do agro e na consolidação da cooperativa como uma entidade de e aos agricultores locais.
Antes da premiação, os participantes assistiram a uma palestra ministrada por Kleso Silva Franco Júnior, engenheiro agrônomo, doutor em Manejo de Solos em Lavouras Cafeeiras e coordenador técnico de Culturas da Emater – MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Ele falou sobre “A Moderna e Sustentável Cafeicultura Brasileira”, abordando a sustentabilidade, os avanços da cafeicultura e a certificação.
Na sequência foram apresentados novos projetos de tecnologia e inovação relacionados ao departamento de café da Coopama num conduzido pelos colaboradores Daniel Reis (gerente de Riscos), Lorena Miranda (supervisora de Relacionamento com o Cooperado) e Kevin Mai (degustador de café), no qual foram compartilhadas informações e novidades sobre o Projeto de Café Fermentado e Café Feminino. A apresentação foi complementada com a participação da empresa Selvatec, responsável pela fabricação da levedura para fermentação de café, representada por Suikinai Nobre Santos – doutora em Biotecnologia Microbiana que fez parte da lista Forbes 2022 como uma das vinte mulheres inovadoras na Agtechs e contribuiu com seus conhecimentos acerca da inovação no ramo.
Reconhecimento
O evento reconheceu os cooperados que tiveram o melhor desempenho na qualidade de produção de café e histórias dedicadas à excelência na cafeicultura, além do relacionamento e fidelidade com o setor de café. Foram reconhecidos em quatro categorias: Feminino, Tecnologia e Inovação, Barter e Comercialização. Confira:
Destaque Café Feminino
Juliana Caixeta Carvalho – Fazenda Planalto (Machado)
Neuza Garcia Vieira – Fazenda Riviera (Machado)
Maria Helena Giubilei – Fazenda Macaco (Machado)
Destaque Tecnologia e Inovação
Márcio Reule Batagini – Sítio Barro Branco (Poço Fundo)
Adriano Costa Franco – Fazenda Água Limpa (São João da Mata)
Destaque de Barter
Maria Dorotéia Rennó Moreira – Fazenda Santa Maria (Santa Rita do Sapucaí)
Clésio Rogério Domingues – Sítio São José (Poço Fundo)
Ângelo José Scalco Neto – Sítio Cardoso (Poço Fundo)
Reinaldo Ferreira Dias – Fazenda Cantinho da Limeira (Machado)
Destaque Comercialização
Alysson Tavares Ferreira – Fazenda Renascer (Machado)
Flávio Carlos Caixeta – Sítio Palmital (Turvolândia)
Ivair Alencar Serafini – Sítio Sassafrás (Machado)
José Onivaldo Bernardes – Sítio Posses (Campestre)
Josmar de Araújo – Sítio Santa Rita (Machado)
Laércio Frazão – Sítio Santo Antônio (Machado)
Marcos Roberto Scanavachi – Sítio Pinheirinho (Machado)
Mauro Sérgio de Freitas – Sitio São Domingos (Elói Mendes)
Rogélio Serafini – Sítio Santo Antônio (Machado)
Vanil Caliari Alves – Sítio Barra Grande (Poço Fundo)
O evento, mais uma vez, evidenciou os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da Coopama nestes 80 anos de atuação: seus cooperados, que investem cada vez mais em qualidade, métodos de produção diferenciados e sustentáveis e que encontram na Coopama os serviços e profissionais atuando em favor dos desafios da cafeicultura e do pleno desenvolvimento do agronegócio.